top of page

PROGRAMA DE CONSULTORIA
ATELIÊ DE GRAVURA DO SESC TIJUCA

Rio de Janeiro, 2005.

Consultoria

Tina Velho, 2005.

 

Após um período de melhorias e novidades, o Ateliê de Gravura do Sesc Tijuca está de volta com a programação renovada e aberta a todos os públicos, dos iniciantes aos experientes.

 

O programa foi criado com o objetivo de incentivar o intercâmbio artístico e a experimentação para além dos recursos tradicionais da gravura. Estimular o uso dos ateliês de gravura e o espaço ACT – Arte Ciência e Tecnologia para trabalhar não apenas com as técnicas - gravura em metal, xilogravura e serigrafia, mas também integrá-las a novas tecnologias digitais, utilizando-as para criar matrizes, impressões e fazer experimentos.

 

Em maio de 2025, com o início do restauro do prédio da Escola de artes Visuais do Parque Lage e a definição de que a prensa de litografia ficaria sem possibilidade de uso, foi proposto pela EAV o empréstimos da prensa para o SESC durante o período de restauro. Dessa forma, atualmente, o ateliê oferece também a oficina de Litografia.

O programa oferece aos participantes uma imersão prática e teórica nos processos de gravura, por meio de aulas, acompanhamento técnico e experimentações artísticas. 


A iniciativa do SESC valoriza fortemente a prática artística e fomenta o desenvolvimento cultural da cidade do Rio de Janeiro. 

Programa Artista Visitante​

• O Programa Artista Visitante está implementando um programa para receber artistas nas Oficinas de gravura do SESC Tijuca e Espaço ACT com o objetivo de produzir gravuras inéditas e ao final realizar exposição/palestra. Nesta edição serão convidados dois artistas, que terão acesso a equipamentos, suporte técnico e acompanhamento do desenvolvimento de seus projetos. Parte desta pro

dução será incorporada à ao acervo de obras de arte do SESC RIO.

 

Artistas Visitante​s 2025

Aline Besouro

Aline Besouro nasceu no Rio de Janeiro em 1990 e é printmaker, professora e artista.

Suas experiências a inspiraram a seguir no diálogo entre a arte, educação e design. Suas ilustrações, estampas e projetos artísticos surgem fortemente influenciadas pelas mitologias (pessoais e ancestrais) e experiências dos ciclos da vida. Curiosidade, criatividade, alegria, imaginação e coragem são conceitos que atravessam sua criação.

Yhuri Cruz

Olária, Rio de Janeiro, Brasil. 1991.

Yhuri Cruz é um artista visual, escritor e dramaturgo, baseado no Rio de Janeiro. Elabora sua prática artística e literária a partir de proposições cênicas e instalativas que discutem arquivos históricos, ficções e fabulações da diáspora negra no Brasil e no mundo. Trabalha de forma expandida com escultura, desenho e filme. Cruz se dedica especialmente a sua longa série de performances que o próprio artista nomeia de “Cenas Pretofágicas” (Emancipation plays). Sua última individual foi ‘Revenguê: Uma exposição-cena’, no Museu de Arte do Rio. Tem seus trabalhos em coleções públicas e privadas nacionais e internacionais.

Acompanhamento e orientação técnica

Gabriel Vieira

Gravador, mestre em Mídias Criativas pela Escola de Comunicação da UFRJ, bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, onde foi monitor e lecionou litografia como Professor Substituto. Leciona Gravura e Impressão Artística na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e atua como orientador técnico no Programa Artista Visitante no ateliê de gravura do Sesc da Tijuca​. Esteve à frente da Oficina de Gravura Carlos Oswald no Liceu de Artes e Ofícios RJ e ministrou cursos de técnicas de gravação e impressão artística em locais variados. Dentre suas premiações: Premio Accesit no VII Concurso de Grabado Ciudad de Orduña 2014, Orduña, Espanha; 4ª Distinção na IIIrd Edition of the Intercontinental Biennial of Small Graphics “Inter-Art” Aiud, Alba, Romênia, 2010; 2º Lugar no XX

Salão de Artes Plásticas do Estado Maior da Escola Central da Aeronáutica, Rio de Janeiro, Brasil, 2010; Grand Prix no 9th International Miniature Art Biennial, Ville-Marie, Quebec, Canadá, 2008; Menção Honrosa na 3ª Bienal Nacional de Gravura - Olho Latino, Museu Olho Latino, Atibaia, São Paulo, 2007.

Oficinas

 

As oficinas tem o objetivo de contribuir para a formação e o aprimoramento de alunos na intercessão das imagens gráficas tradicionais e as tecnologias digitais.

Professores 2025:

 

Ana Cople (@alalia.pounces) – Artista visual e professora, mestre em Linguagens Visuais (EBA-UFRJ) e doutoranda em Arte, Experiência e Linguagem (PPGARTES-UERJ). Lecionou na UGB-FERP e EBA-UFRJ. Conduz o selo IMPRESSOS PROSAICOS, de gravuras e fanzines artesanais, com temas do cotidiano e referências políticas.

 

Loo Stavale (@ritmodocorre) Artista, mestra em Arte e Cultura Contemporânea (UERJ) e bacharela em Gravura (EBA-UFRJ). Integrante do Coletivo Gráfico, atuou em intervenções urbanas e no ensino em instituições como EAV Parque Lage, IMS, MAR e Sesc. Foi impressora no Estúdio Baren (2016–2020) e professora de Litografia e Serigrafia Artesanal na UFRJ (2023–2025).

 

Sahar Ansari (@sahar_in_rio) – Artista e pesquisadora nascida no RJ e criada no Paquistão, mestre em Gravura (NCA – Lahore) e doutoranda em Litografia (PUC-Rio). Atua entre Brasil e Paquistão, com trabalhos exibidos em feiras e exposições no Brasil, Reino Unido e Paquistão, explorando conexões culturais e identitárias.

bottom of page